Rua Promissão, nº 448 – Bairro Rebouças – Lins (SP)

CASA DOS ESPÍRITAS – LINS/SP

Em 1931 lins contava com 4 Centros Espíritas: “Os Mensageiros dos Órfãos”, “Sinceridade e Fé”, “Trindade e Luz”, e “Amor e Caridade”…neste último encontramos a origem da Casa dos Espíritas. Em 1942 o CE “Amor e Caridade” adquiriu prédio na Rua Rio Branco, 379. Nesta época o Presidente do CE “Sinceridade e Fé”, Dr. Pedro Baptista Pereira, construia o Albergue Noturno “Humberto de Campos”. Em 7 de janeiro de 1944 na sede do CE “Amor e Caridade” realizou-se assembléia Geral para fundar a União Espírita de Lins “Deus, Cristo e Caridade”. Participaram dessa fundação: Presidente Benedito R. Silva do CE “Jesus é o Caminho”, Presidente Dr. pedro Baptista Pereira do CE “Sinceridade e Fé” e Presidente José Di Lello do CE “Amor e Caridade”.

Na ocasião Joaquim Evilásio Coelho presidiu a Comissão que elaborou o Estatuto da União. Participaram da Assembleia, também: Felipe da silva Lima, Amilcar Andre, Alfredo Cambiatti, Tertuliano Tertulino Pereira, Jose Masserano, Eduardo Machado e Hilario Ferreira da Silva. A primeira diretoria da União ficou assim: Presidente: Pedro Baptista Pereira, vice: Manoel Jose da Silva Pereira, 1º Secretário: Lourival Alonso, 2º Secretário: Sidney de Paula, 1º Tesoureiro: João Gonçalves, 2º Tesoureiro: Antonio Lougon Moulin e orador: José Di Lello. Em 1952 funda-se a União Municipal Espírita de Lins (UMEL). Em virtude da semelhança das siglas UEL (União Espírita de Lins “Deus, Cristo e Cariadade) e UMEL (União Municipal Espírita de Lins) começou a gerar problemas quando se marcava reunião de uma ou outra entidade. Em função disso, em 1968, na gestão de Paulo guimarães, presidente da UEL, foi feita revisão e modificações estruturais sendo a principal a mudança de UEL para CASA DOS ESPÍRITAS. (fonte: Jornal: Página Espirita – jornalista: Maria Margarete Brumati)

CENTRO ESPÍRITA APRENDIZES DO EVANGELHO – SABINO/SP
A história do Espiritismo em Sabino inicia-se com a prática doutrinária na residência de João Rodrigues da Silva, Senhor João Barbeiro, a Avenida Paes Lemes, juntamente com companheiros. Com aumento de frequentadores, em 1945, cria-se o primeiro Centro na comunidade juntamente com Dona Dirce e Benedito Braz, Dona Margarida e João Ortiz e o Senhor Diogo Caceres Pinha.O loca ainda existe na cidade na mesma avenida acima citada.

Com o desencarne do Sr. João Barbeiro a Doutrina volta a ser praticada em forma de Evangelho no Lar quando da volta do Sr. Diogo Caceres em l992. Recebia em sua casa alguns irmãos, entre eles Dona Maria e José Leiva, Alice e Ana Leiva e seus familiares, Francisco Uliam, José Carnevale e outros.

O Evangelho também prolongou-se na casa de Dona Maria e José Leiva, por volta de 1987. Em meados de 2005 começou ter forma a idéia da fundação de uma Casa Espírita em Sabino, com o pessoal frequentador da casa dos Leiva, onde faziam-se presentes Luzia e Decio Bressanin, Ana Leiva e seu filho Rene, Alice Leiva e seu esposo Oscar e o filho Arnaldo, Gilmar Jose Siviero (atual Prefeito) e outros.

Faz-se a primeira reunião para fundação da Casa que por sugestão de Rene de Lucca passa-se  chamar Centro Espírita Aprendizes do Evangelho. Presentes Gilmar Jose Sivieiro, Decio Bressanin, Jose Leiva, Diogo do Nascimento Cacéres, Aparecido da Silva e Andrea Michelini, escolhida como Presidente. Pouco tempo depois, em nova reestruturação toma posse como presidente Luzia de Moraes Bressanin, que é a atual dirigente, tendo como trabalhadores Christovam Leal, Cecilia Dias Leal, Dona Maria Leiva (desencarnada), Alice Leiva (desencarnada), Aparecido da Silva, Diogo Caceres Nascimento, Maria Auxiladora Comparini, Decio Bressanin, Ana Maria da Silva Cruz, Edna Kiil, Osmar Gonçalves Cardoso, Lourdes Gonçalves, Roseli de Almeida e outros.

INSTITUTO LINENSE DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA EURIPEDES BARSANULFO – LINS/SP
Data de fundação: 09 de janeiro de 1996
Embasamento legal: ata de fundação – 09 de janeiro de 1996 e ata nº 1 de 09 de fevereiro de 1996: aprovação do Estatuto.
Cartório registral de imóvel: protocolo de 21 de março de 1996: nº 12 492 – livro A-3, fls 40 (Averbação: livro PJ (A-3), fls 12 º 12/R/588)

UNIÃO ESPÍRITA DE PROMISSÃO – PROMISSÃO/SP
Data de Fundação: 1º de março de 1950
Fundadores: Adauto de Oliveira Serra, Julio Sarro, Antonio Pereira Filho, Armando Campos, Lucio Rolim e Joaquim de Souza Nogueira Junior.

CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE – CAFELÂNDIA/SP
Data de Fundação: 14 de julho de 1925
Fundadores: José de Souza Gaia, Primo Borim, Carlos Ferreira da Rocha, Etori Proti, Maria de Souza Gaia, Avelino Castro, José Martins e Maria Delfina da Mata