Rua Promissão, nº 448 – Bairro Rebouças – Lins (SP)

A USE - FUNDAÇÃO

Em 17/agosto/1952, as 10 h, funda-se a UNIÃO MUNICIPAL ESPÍRITA DE LINS (UMEL), na sede da União Espírita de Lins, Rua Rio Branco, 379, com a presença do Sr. Roberto Previdelo, então presidente da União Espírita de Bauru (UMEB), sendo constituída a seguinte Diretoria: Presidente – Dr. Agnaldo Martins Caldas, Vice-Presidente – João Alarindo de Freitas, 2º Vice-Presidente – Pedro Baptista Pereira, Secretário geral – Dr. Otávio Noronha Ribeiro, 1º Secretário – Dr. Orlando Romero, 2º Secretário – José Pedro Nogueira, 1º Tesoureiro – João Gonçalves, 2º Tesoureiro – Almicar André. Procurador: Emilio Armando Mathes. Conselho Deliberativo: Alvaro Cardoso, José Ferreira Pinto, Arthur Gennari, Antonio Alfonso, Kelin Elias, Antonio Menezes, Durval Alves, Francisco Teixeira de Melo.

Em 25/janeiro/1981, em virtude de Lins ter na vizinhança, as cidades de Cafelândia, Getulina, Guaimbê e Promissão, passou a ser chamada de UNIMEL (União Intermunicipal Espírita de Lins) que depois passou denominar-se USE – União das Sociedades Espiritas Intermunicipal de Lins, sem a cidade de Promissão, que organizou sua própria USE.

O que é a USE?
A USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) é a entidade federativa, coordenadora e representativa do movimento espírita estadual no Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira. Foi fundada no dia 5 de junho de 1947, no I Congresso Espírita Estadual, convocado por quatro entidades da capital, a Sinagoga Espírita Nova Jerusalém, a União Federativa Espírita Paulista, a Federação Espírita do Estado de São Paulo e a Liga Espírita do Estado de São Paulo, através do manifesto “Proclamação aos Espíritas”, conclamando todos à união.

Quem participou deste I Congresso Estadual?
Participaram as quatro sociedades que o convocaram, instituições espíritas da capital e do interior, grupos de entidades espíritas do interior (pré-existentes e antecessores dos orgãos de unificação), trabalhadores espíritas que lideravam atividades em terras paulistas.

A USE é um centro espírita?
A USE não é um centro espírita, mas é a soma dos centros espíritas do Estado de São Paulo. Ela foi projetada pelas fundadoras para ser a união delas e de todos os centros espíritas. A Associação Espírita, que é a base da USE, é quem delibera sobre o destino do Movimento Espírita no Estado de São Paulo. Ela origina a Assembléia Geral, a formação e composição dos orgãos distritais, intermunicipais e regionais, todos chamados de USE (onde é acrescentado o nome de bairro, cidade e/ou região, como elemento localizador e identificador).

Como está atualmente a composição da USE?
A USE é o resultado da união de pouco mais de um mil e trezentos núcleos espíritas, que formam a Assembléia Geral, O Conselho Deliberartvo Estadual, o Conselho de Administração e os cento e vinte orgãos de unificação ativos no Estado de São Paulo.

A USE interfere nas casas espíritas?
A USE não se impõe, nem interfere nas atividades da casa espírita, menos ainda em sua administração. Todos os diretores de todas as USE’s são também diretores de centros espíritas, onde tem suas atividades e responsabilidades. A USE sugere, orienta e divulga experiências. Todo o programa, colaboração e apoio é colocado à disposição dos centros espíritas como sugestão e subsídio ao trabalho desenvolvido. A casa espírita poderá adotá-lo ou não, bem como adaptá-lo às suas necessidades. A sociedade unida manterá sua autonomia administrativa.

Há definições sobre a USE?
Sim!

Missão da USE: 
“União e aperfeiçoamento das instituições espíritas”.

Finalidade da USE: 
“Promover e estimular a organização do movimento, facilitando o intercâmbio entre os grupos espíritas com o objetivo de contribuir para a sua melhoria e o progresso geral do Espiritismo”.

Finalidade do Centro Espírita:
“Divulgar e ensinar o Espiritismo”.

Compromissos da USE:
“Codificação Kardequiana”, “Educação” e “Promoção Humana”.

Como fazer contato com a USE?
Nos centros unidos, junto aos orgãos de unificação, em sua sede social;
Em São Paulo: Use Estadual São Paulo – Rua Dr. Gabriel Piza, 433 – Santana

Site: USE Etadual – site